Descubra neste artigo como o brasileiro usa a internet nos tempos atuais…
O brasileiro passa, em média, 9 horas e 32 minutos por dia na internet. Com isso, o País é o segundo com mais horas diárias gastas na web em todo o mundo, ficando somente atrás da África do Sul (9h38min). A diferença entre as duas nações emergentes é de apenas seis minutos. Os números são de um levantamento global do provedor Proxyrack. “Com um uso médio diário de internet de 9 horas e 32 minutos, o Brasil ocupa o segundo lugar em nossa lista.
Embora este país não seja conhecido pela sua rápida velocidade de internet, isso não impediu os residentes de aproveitarem ao máximo os seus benefícios”, avalia o organizador da pesquisa.
O relatório mostra que, exceto pela África do Sul, o top 10 é dominado por países da América Latina e do Sudeste Asiático. Argentina (4ª posição), Colômbia (5ª), Chile (6ª) e México (7ª) são os demais representantes latino-americanos na parte mais alta do ranking. Filipinas (3ª), Malásia (8ª), Tailândia (9ª) e Indonésia (10ª) também estão entre os dez países que mais fazem uso da internet. A média mundial é de 6 horas e 58 minutos por dia. Dessa forma, nota-se que a média brasileira supera à global em mais de duas horas e meia.
Tempo de tela
Levando em conta diversos aspectos sobre o uso da internet, o estudo também mostra que o Brasil é o quarto país com mais tempo de tela no mundo, somente atrás de Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Malásia, em ordem decrescente. O relatório mensura o tempo de tela com base em uma ponderação de quatro fatores: penetração da internet na população; tempo diário gasto na rede, uso de redes sociais e parcela do tempo passado na internet por meio de celulares.
De zero a dez, a nota do Brasil é 7,5. Os Emirados Árabes Unidos lideram o índice geral com uma pontuação de 8,37.
Fanáticos por redes sociais
Entre os usuários de internet no mundo, o brasileiro também se destaca por ser um dos mais assíduos nas redes sociais. O estudo aponta o País na segunda posição entre as nações com maior número de plataformas utilizadas por mês.
A média é de 8,4 redes acessadas por usuário. A colocação no ranking é dividida com a Indonésia.
“Com uma média de 8,4 plataformas de mídia social usadas por mês, Brasil e Indonésia aparecem juntos em segundo lugar em nossa lista. Além da sua posição no nosso ranking, estes dois países também partilham semelhanças em termos de quais plataformas de redes sociais são mais populares – com o Instagram e o Facebook entre as favoritas”, destaca o Proxyrack.
A Índia lidera o quesito, com uma média de acesso de 8,7 plataformas. Vale destacar que os Estados Unidos, país em que as redes sociais mais populares do mundo foram criadas, aparecem somente na 22ª posição. A média de acesso é de 6,6 redes por norte-americano ao mês.
Outros indicadores
No caso do Brasil, o levantamento ainda mostra que a adoção da internet alcança 84,3% da população. Com esse percentual, o País não aparece entre os 25 primeiros da lista.
Contudo, quando se avalia a participação de smartphones no acesso à rede, o Brasil figura na décima posição, o que indica que 57,3% do tempo diário gasto na web é feito por meio de celulares.
O relatório usa dados do Data Reportal. O ranking é composto por 44 países.
O estudo também sugere que a alta utilização da internet no Brasil pode ser em parte devido ao crescimento do comércio eletrônico no país. De acordo com um relatório de 2021 da Ebit|Nielsen, o número de consumidores online no Brasil aumentou significativamente durante a pandemia do Coronavírus, com um crescimento de 41% em comparação com 2019. Além disso, o país registrou um aumento de 56% nas vendas online, alcançando um faturamento de R$ 87,4 bilhões em 2020.
Outro fator que pode explicar o alto uso da internet no Brasil é o aumento do uso de smartphones. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos domicílios brasileiros possuíam pelo menos um smartphone em 2019, um aumento de mais de 10% em comparação com 2018. Além disso, o aumento na disponibilidade de planos de dados acessíveis também contribuiu para o aumento do uso da internet.
No entanto, o estudo também identificou algumas disparidades no acesso à internet no Brasil. Apesar da alta penetração da internet, a distribuição do acesso à internet não é uniforme em todo o país. De acordo com o IBGE, enquanto mais de 80% dos domicílios nas áreas urbanas têm acesso à internet, apenas cerca de 40% dos domicílios nas áreas rurais têm o mesmo acesso.
Além disso, o estudo também destacou a importância das redes sociais na vida dos brasileiros. O Brasil é o segundo país com mais usuários ativos no Facebook e o terceiro no Instagram, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Statista. Essas plataformas desempenham um papel fundamental na comunicação, no entretenimento e na divulgação de informações no país.
O relatório também mostra que os brasileiros passam um tempo considerável assistindo a vídeos online. De acordo com o YouTube, os brasileiros estão entre os que mais assistem a vídeos na plataforma, com uma média de 8 horas e 56 minutos por semana. Além disso, a Netflix também registrou um aumento no número de assinantes no Brasil, atingindo 15,8 milhões de assinantes em 2020, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
Por fim, o estudo destacou a importância da internet para a educação no Brasil. Com a pandemia do Coronavirus, muitas escolas tiveram que se adaptar ao ensino online. No entanto, o acesso desigual à internet e a falta de dispositivos digitais para muitos estudantes foram desafios significativos. Neste contexto, o papel da internet na educação tornou-se ainda mais crucial, e o uso da internet para fins educacionais é um fator que contribui para o alto consumo de internet no país.
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